-
Arquitetos: mog taller de arquitectura
- Ano: 2016
-
Fotografias:Daniel Maldonado
-
Fabricantes: Arkifakt, CPM Solar, Concreto Forzac, FOLARE, POLIACERO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Converter as condições do terreno em oportunidades foi a premissa para projetar o Zapotes. Localizado perto de La Venta del Astillero em um ambiente harmonizado com carvalhos, pinheiros, entre outros e um relevo peculiar com ravinas, desfiladeiros e colinas que ao mesmo tempo protegem a edificação da luz solar quase intencionalmente.
O pedido do cliente era criar um terraço onde ele pudesse passar um tempo com sua família nos finais de semana longe da cidade e se conectar a um ambiente muito mais contemplativo. O programa arquitetônico consiste no terraço, que também funciona como um mirante, cozinha, bar, plataforma ao ar livre, uma quadra de bocha, além de abrigar os banheiros. Dessa forma, o projeto atinge o objetivo de integração e coexistência entre os próprios usuários e os elementos e paisagens que os cercam.
A apreciação do contexto em conjunto com o programa arquitetônico gerou um local onde as paredes foram posicionadas de forma assimétrica respondendo diretamente ao que o ambiente ditava; dialogar com as árvores e adaptar-se ao relevo. Alguns desses elementos delimitam espaços, outros exibem molduras e o restante modifica a topografia existente ou hospeda parte do programa. O conceito sempre explorou o fato de que o usuário deveria descobrir sua própria rota, onde o projeto não indicasse fluxos obrigatórios previamente estabelecidos.
As paredes de alvenaria foram elementos-chave na concepção do projeto, pois além de despertar presença e servir de marcos, foram o material selecionado para preservar a gama de cores e peças que o ambiente já oferecia. Os materiais não somente são atemporais, mas trazem riqueza para a atmosfera da construção. Estes são essenciais na função estrutural do projeto e, em conjunto com as vigas e pilares de madeira, garantem a abertura de grandes espaços que mais uma vez apostam no diálogo e observação da natureza que os cerca.